Desde 2019, estamos trabalhando na instalação do sistema Trip Optimizer em busca de mais eficiência, segurança e sustentabilidade para nossas operações. Atualmente, contamos com 290 locomotivas que utilizam esse sistema e somos a maior operadora ferroviária com esse nível de tecnologia na América Latina.
No trajeto que liga Rondonópolis a Santos, quase 93% da condução já é automática. Até dezembro deste ano, teremos a implantação total do Trip junto ao sistema de bordo das nossas locomotivas.
Como funciona o sistema?
O maquinista configura o Trip que, por sua vez, recebe as informações via satélite e analisa o comprimento do trem, peso da carga, potência e condições da via. Em seguida, o Trip usa esses dados para planejar a rota ideal considerando eficiência, segurança e sustentabilidade.
Dessa forma, o maquinista tem foco total na via, enquanto o sistema sabe o melhor momento para mudar a velocidade. Além disso, ele contribui para a diminuição da emissão de CO2 e redução de acidentes.
O Trip Optimizer é a união da potência do transporte ferroviário com o melhor desempenho da tecnologia.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.